segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reunião de 21 de Maio de 2010


      A reunião de 21 de Maio de 2010 foi dedica à oração de Taizé. O Ricardo da Igreja dos Foros de Amora, e mais alguns membros do grupo Ser, vieram mostrar-nos o que é Taizé e contar-nos a sua experiência, pois todos eles já lá estiveram e continuam a viver no seu dia a oração de Taizé.
     Passámos bastante parte do tempo a escutá-los e a ouvir as suas histórias de Taizé. Vimos também um pequeno filme. Penso que todos ficámos com uma certa curiosidade e quem sabe se algum de nós não se fará à estrada.
     Por último e o mais importante, participámos na oração. Pusemos tapetes no chão, acenderam-se velas, colocou-se uma cruz pintada e a imagem da Virgem com o Menino. Começámos então numa oração que nos embalava o pensamento, e onde se sentia uma corrente de sentimentos e emoções que nos unem. Muitas partes da oração são cantadas e são pequenas frases que vamos repetindo até se entranharem.
      Foi uma óptima experiência que deixou também no ar, a hipótese de trocarmos membros entre os 2 grupos. Por exemplo, numa semana, vão dois de nós à reunião do grupo Ser e vão 2 membros do grupo ser à nossa reunião. Seria sem dúvida, muito enriquecedor.

      Por fim deixo-vos alguns excertos do texto que nos foi entregue sobre Taizé:

“As origens da Comunidade de Taizé remontam a 1940, quando o irmão Roger, fundador da Comunidade, deixou o seu país de origem, a Suíça, para ir viver para França. Tinha começado a Segunda Guerra Mundial (…) Fixou-se na pequena aldeia de Taizé, situada nas imediações da linha que dividia a França e, por isso, numa localização privilegiada para acolher os que fugiam da guerra (…) começou por acolher algumas crianças que tinham ficado sem família (…) Aos domingos, os irmãos acolhiam também prisioneiros de guerra alemães (…) no domingo de Páscoa de 1949, sete novos irmãos comprometeram-se a viver toda a vida no celibato e numa vida comunitária de grande simplicidade.
(…) a Comunidade é um sinal concreto de reconciliação entre cristãos divididos e entre povos separados. (…) O irmão Roger faleceu a 16 de Agosto de 2005, com 90 anos. Hoje o prior da Comunidade é o irmão Alois(…)
(…) Três vezes por dia, pára tudo na colina de Taizé: o trabalho, os estudos bíblicos e as partilhas em pequenos grupos. Os sinos chamam toda a gente para a oração.
(…) Nas palavras que João Paulo II dirigiu aos jovens aquando da sua visita à Comunidade em 1986, «passa-se por Taizé como se passa perto de uma fonte. O viagante pára, mata a sede e continua o seu caminho. (…)”

      Para quem quiser ter uma pequenina experiência, fica o convite:
A igreja de S.Nicolau na Baixa de Lisboa acolhe semanalmente um destes tempos de oração. Todas as sextas-feiras, pelas 19h45, em apenas alguns minutos prepara-se o espaço para um tempo de oração simples, acessível e aberto a todos.”

Mª Inês Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário