sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

3ª catequese JMJ - 7 de Janeiro de 2011

      No passado dia 7 de Janeiro de 2011, na Igreja do Feijó, realizou-se a 3ªcatequse de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em que o tema é “JMJ e o Baptismo”. Este também foi o dia em que a Vigararia do Seixal entregou a cruz à Vigararia de Almada e como tal o nosso grupo marcou presença.
     “Edificados e enraizados em Cristo, firmes na Fé” (Cl 2,7), segundo as palavras do Bispo do Algarve, Manuel Neto Quintas, estas três acções iniciam-se no Baptismo, sendo este o Sacramento que fundamenta a vida cristã e é a entrada da vida no Espírito.
      O Baptismo dá-nos uma Vida Nova em Cristo e a água, fonte de vida e de energia, torna-nos filhos muito amados de Deus. Esta Vida Nova é um verdadeiro nascimento daqueles que são purificados e regenerados pela água e pelo Espírito de Deus e o inicio para a Vida Eterna. Embora seja nesta água que começa o Homem-Novo, a água por si só não basta, tal como disse Jesus no Evangelho segundo São João: «Fica sabendo que só quem nascer da água e do espírito é que pode entrar no reino de Deus. O que nasce da carne é carne e o que nasce do espírito é espírito» (Jo 3, 1-9).
       O Baptismo é, então, o ponto de partida para uma vida divina, enraizada em Cristo, mas em permanente crescimento, pois é necessário seguir, aprender e crescer em Cristo.
       É inevitável, quando falamos do Baptismo, falar na Fé, pois a Fé é a essência deste sacramento, é o sinal da nossa fé cristã «quem acreditar e for baptizado será salvo» (Mc 16,16).
        Para que sejamos testemunhas de Deus e vejamos a salvação é necessário unirmo-nos a Cristo e é pelo Baptismo que iniciamos esta união; é um acto para exprimir a Palavra de Deus.
        Tal como se tem vindo a referir, o Baptismo é o começo da nossa caminhada, é através deste sacramento que nos enraizamos em Cristo, mas é necessário celebrar e viver o Baptismo e acima de tudo permanecermos firmes na fé em Cristo para vivermos como verdadeiros filhos de Deus.

Lígia Rolo


Sem comentários:

Enviar um comentário