segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reunião de 21 de Janeiro de 2011

      No passado dia 21 de Janeiro tivemos a visita do padre Casimiro, da paróquia de Corroios, que nos veio falar sobre S. Mateus.
Durante a reunião, fomos ouvindo e relembrando histórias e curiosidades sobre a vida e os feitos de S. Mateus e a altura em que viveu. Falámos sobre a história dos Magos do Oriente, que se encontra no Evangelho de S. Mateus.
      Ouvimos que existem mais evangelhos para além dos que estão presentes na bíblia, os evangelhos Apócrifos, que são documentos do início da era Cristã, que abordam a vida e os ensinamentos de Jesus. A Igreja não os considerou autênticos, e por isso, não foram incluídos na Bíblia. Os mais conhecidos são “Evangelho dos Hebreus” e “Evangelho de Pedro”, entre outros.
      Falámos sobre a História de David e Salomão. A Bíblia diz que a primeira unificação das tribos hebraicas aconteceu no reinado de Saul. Seu sucessor, David, organizou o Estado hebraico, eliminando adversários e preparando o terreno para que seu filho, Salomão, pudesse reinar sobre um vasto império. Deus mandou os israelitas construírem-lhe um Santuário. Este santuário foi construído, sob o comando de Moisés, quando os israelitas caminhavam pelo deserto do Sinai, depois de deixarem o Egipto. Este santuário era uma tenda, chamada Tenda da Reunião. Quando os israelitas entraram na Terra de Canaã, o Rei David construiu um palácio para viver, mas não achou correcto habitar um palácio e o Santuário de Deus ser numa tenda e, por isso, quis construir um templo para Deus. Deus recusou a proposta de David, por este ter sido responsável por muitas mortes em batalhas. Seria Salomão, filho de David que construiria o Templo de Jerusalém. A notícia da construção magnífica de Salomão espalhou-se e a Rainha do Sabá quis ver o Templo com os seus próprios olhos, ficando maravilhada com a obra e Salomão ofereceu-lhe uma residência dentro do seu reinado, o que era considerado uma grande honra. O reinado de Salomão (970 a.C. a 930 a.C.) foi marcado pela construção do Templo de Jerusalém.
      Para além das histórias que nos contou, o Padre Casimiro também respondeu às nossas perguntas e esclareceu as dúvidas que haviam no grupo.

Ana Marta Rodrigues

1 comentário:

  1. Bolas...
    Que pena não ter ido nesse dia! Tinha umas perguntas polémicas para lançar sobre os envangelhos...

    ResponderEliminar