terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reunião de 28 de Janeiro de 2011

     Esta reunião foi preparada por 3 dos nossos elementos: Bruno, Moreno e Fábio; cujo tema era a Morte vista pelas diferentes religiões, nomeadamente pelo budismo, judaísmo e islamismo.
     Dividimo-nos em 3 grupo e cada um foi para uma sala responder a questões que nos eram feitas por quem preparou a reunião, só para ver como estava a nossa cultura geral. À medida que íamos acabando, éramos encaminhados para dentro da Igreja e tínhamos que procurar o papel com a religião do nosso grupo.
      Encontrado o papel que nos fornecia algumas informações sobre a religião, devíamos permanecer nesse local e escrever um texto com as diferenças e semelhanças e com aquilo que nos surpreendeu entre aquela religião e o cristianismo. Resumindo cada uma:
  • Os budistas acreditam na reencarnação e que depois destas as pessoas tornam-se mais perfeitas. O islamismo crê na vida eterna e no julgamento feito pelo seu Deus. Os judeus, na sua maioria, acreditam na ressurreição, porém uma pequena parte acredita na reencarnação.
  • Em relação ao velório o que é comum a todas elas é lerem-se textos sagrados. No budismo usam velas e flores como nós e ainda incenso.Porém, no islamismo só os homens participam na cerimónia; outra particularidade é o corpo ser enrolado em 3 panos brancos e apesar de ser levado num caixão é depositado na terra sem o caixão.Os judeus não permitem autópsias e o velório é sempre feito com caixão fechado.
  • No judaísmo os parentes mais próximos rasgam um pedaço da roupa para mostrar o luto e em suas casas todos os espelhos são cobertos com panos. No budismo o luto faz-se transcrevendo textos sagrados de 7 em 7 dias, durante 49 dias, sendo que ao fim deste tempo acreditam que ocorre a reencarnação.

      Feito isto, voltámos para a nossa sala comum que estava “decorada” misticamente com velas e foi nesse cenário que debatemos o que tínhamos concluído em cada grupo. Ficam aqui algumas das ideias desse debate:
  • O número 7 está relacionado com todas elas, pois realizam-se cerimónias ao 7º dia e no caso do budismo fica ainda mais vincado nos 49 dias, 7x7=49, e o 7 é visto como número da perfeição e para eles a reencarnação é sinónimo de perfeição.
  • Houve várias versões do inferno e do seu significado, uma delas é que não tem de ser necessariamente um sítio muito mau e quente, mas que é a ausência de Deus.
  • Por outro lado, se cada religião tem uma crença, será que depois da morte vamos para mundos diferentes.
  • Sendo assim, ficámos sem saber quem tem razão sobre a morte, pois vai depender da fé de cada um.

M Inês Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário