segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reunião de 4 de Fevereiro de 2011

       Na passada sexta-feira dia 4 de Fevereiro de 2010 decidimos aprofundar o nosso conhecimento de uma oração desconhecida da maior parte do grupo. Estivemos a falar do Salve Rainha, rezado individualmente ou no fim de um terço.
       O Salve Rainha é uma oração dedicada à Virgem Maria e é dividida em 4 partes: introdução (invocando a Virgem Maria como soberana Mãe de Deus e nossa), a exposição de nossas necessidades espirituais, a apresentação dos nossos pedidos e a saudação final.
       O nome Salve, vem de salvar: como Jesus nos salvou, também salvou a sua mãe. Rainha porque Maria tem todo o poder no céu e na terra, como tal nós rogamos-lhe para que interceda por nós. Tudo o que ela pedir a Jesus, ser-lhe-á concedido, como ficou provado no episódio das bodas de Canã.
       De seguida, seguem-se alguns adjectivos dados a Maria: “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve!”. “Mãe de Misericórdia” por ter sido mãe de Jesus, o exemplo máximo de Misericórdia e também por ser um exemplo para o resto das mães do mundo. “Vida”, Jesus disse Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida", como tal Maria foi a Mãe da Vida para todos nós que é Jesus. Por outro lado como mãe que foi, foi aquela que ao dar à luz deu a Vida. “Doçura” porque sendo o doce, algo agradável para nós, Maria é a doçura da humanidade. “Esperança”, pela possibilidade já vista de Maria interceder por nós a Jesus e a Deus.
       “A ti bradamos, os degredados filhos de Eva”. Bradar significa gritar, mas é um gritar especial, um gritar doloroso em que assumimos a nossa posição de pecadores, de filhos de Eva, de filhos do pecado original.
        “A ti suspiramos, gemendo e chorando, nesse vale de lágrimas”. Nesta frase voltamos a pedir a ajuda de Maria, mostrando-lhe a nossa péssima posição de pecadores arrependidos.
        “Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei”. Voltamos nesta frase a considerar Maria como nossa advogada de defesa e pedimos-lhe que olhe para nós com os seus olhos misericordiosos.
       “E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre”. Este é pedido mais importante da oração, mostrar-nos Jesus, a nossa salvação.
        “O clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria”. Mais 3 adjectivos que funcionam como aclamações de amor, que são desta vez usadas como despedidas finais da oração.
        “Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”. Pedido final, acaba por ser o reforçar da ideia inicial, que foi sendo relatada no decorrer da oração.

André Simão

Sem comentários:

Enviar um comentário