sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Retiro de advento - 19 e 20 de Dezembro de 2009

Aconteceu no dia 19 e 20 de Dezembro de 2009, no seminário Scalabrini, o retiro de advento do GJS em conjunto com o JOSV que contou com a presença do padre Antonio Grasso. A sua presença foi bastante importante porque, para além de ser um amigo que todos gostamos de rever, veio-nos ajudar a reflectir sobre o advento, dando-nos uma formação intitulada “A Encarnação como um grande acto de comunhão”.

O dia de sábado começou com um olhar global sobre o tema. “O que é que representava o Natal?” foi a pergunta a que tentámos responder. O grupo foi dividido em dois grupos tendo o JOSV analisado e interpretado um texto do Evangelho segundo São João (1,1-18), enquanto nós (GJS) ficámos a reflectir sobre as nossas qualidades e sobre as qualidades que vemos nos outros que pensamos que nos poderiam ser benéficas. No fim, e depois de alguma troca de ideias, chegámos à conclusão que nos completávamos sendo que alguns tinham as qualidades que os outros necessitavam. Isto mostrou-nos a importância do grupo e o seu principal contributo para a nossa vida.

Depois da troca de conclusões a que ambos os grupos chegaram voltámos ao tema inicial. Nele o padre Antonio mostrou-nos que o Natal podia ser visto como a maior prova de amor dada por Deus à humanidade. O momento em que Deus deixou de ser Deus-como-Deus e passou a ser Deus-como-nós, no fundo a encarnação em Jesus. Deus não teria feito isto por necessidade, como os pais não necessitam de ter filhos mas fazem-no por amor.

Depois desta reflexão importante tivemos um momento de silêncio onde fomos uns minutos para a capela onde cada um de nós meditou sobre o que foi falado de manhã.
      Seguiu-se o almoço e da parte da tarde voltámos a dividir-nos. Nesta altura voltámo-nos mais para o exemplo concreto das nossas vidas e para as palavras do Beato João Batista Scalabrini. Lemos um texto dele em que fala de migrantes que viu partirem de Itália e dos seus sentimentos na altura. A partir desse texto discutimos como é que o nosso grupo podia responder às necessidades da sociedade e o que devíamos fazer para seguir o carisma scalabriniano - “ver, envolver-se e agir”.
      A seguir a este momento voltámos a dirigir-nos para a capela onde tivemos alguns momentos de adoração. Seguiu-se o jantar, onde saímos do seminário para ir a um restaurante chinês.

De volta ao seminário, o padre Antonio falou-nos um pouco de como é a caminhada dos jovens scalabrinianos presentes nos restantes pontos da Europa. Acabámos a noite numa oração em que partilhámos os momentos mais importantes do retiro.
      No domingo e depois da oração e pequeno-almoço, dirigimo-nos para a igreja onde assistimos à missa presidida pelo padre Antonio. O retiro terminou com um almoço no seminário.