segunda-feira, 1 de março de 2010

Reunião de 5 de Fevereiro de 2010


      Ao 5º dia do mês de Fevereiro, o grupo de jovens Scalabrinianos reuniu-se para mais uma sessão de habitual de partilha e convivência sobre um vasto conjunto de aspectos em torno da fé cristã.
      O tema inerente da noite em questão, debruçava-se sob um excerto do Evangelho de S. Lucas (Lc 5,1-11) cuja leitura interior fora acompanhada por um conjunto de questões que serviram de mote ao desenrolar da posterior partilha que completaria a sessão. Carecendo de interpretação, a situação descrita no texto possibilitou um transporte para a realidade actual dos fiéis presentes no grupo reunido. A questão fulcral partiu de cada um de nós sendo o momento propício à reflexão interior e para a descrição da diferença entre ser ou não cristão.
      Não obstante à mensagem transmitida pelo texto, é fundamental referir o destaque para a importância da vocação individual que se generaliza à razão pela qual, a Pessoa em sentido próprio desempenha ou não determinada função, desta feita o chamamento de Cristo adquire variadas funções possíveis à capacidade de responder aos ensinamentos a respeito de Cristo.
      Assim, o caminho a percorrer tem início e complemento através dos sacramentos e consolidação pela Eucaristia uma vez que se destina à alimentação espiritual que, no fundo é aquilo que une os fiéis à prática católica.
      Afinal, o mais importante é aquilo que não se vê, visto que não preciso ver Jesus para saber que está comigo, basta confiar e seguir o caminho que a cada momento nos é definido por si mesmo.
      Em jeito de conclusão, tal como no excerto acima referido, Jesus havia dito a Simão “Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens”, naquela noite, dissemos para nós próprios que não temêssemos a Deus, a luz interna que todos temos serve como um guia completo ao desenrolar da actividade de “pescar os Homens”.

Nádia Ramos 

Sem comentários:

Enviar um comentário