sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Reunião de 2 de Julho de 2010


      No passado dia 2 de Julho o nosso encontro foi dedicado à oração. Mais uma vez fizemos a lectio divina, uma forma de oração que aprendemos enquanto grupo e que nos continuará a acompanhar na nossa caminhada.
      O Evangelho sobre o qual meditámos e partilhámos foi Lc 10, 1-11;17-20 que relata a missão dos setenta e dois discípulos. Após a leitura e reflexão desta passagem referimos a frase que mais nos marcou e o que nos disse pessoalmente esta leitura.
       Algumas das frases partilhadas foram: “A messe é grande mas os trabalhadores são poucos.”; “Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias.”; “Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no Céu”.
      Este Evangelho fez-nos reflectir sobre o nosso papel e a nossa missão na igreja, pois este momento que nos fala da missão dos discípulos é facilmente transportado para o nosso quotidiano. Sentimos que há ainda muito trabalho para fazer como cristãos e que todos os esforços são poucos, sendo que um dos grandes entraves para o sucesso da nossa missão é o nosso sentido materialista, o nosso lado egoísta, que nos torna incapazes de abdicar da nossa comodidade para bem dos outros. Nesta passagem Jesus relembra-nos que somos enviados em Seu nome e tal como Ele devemos esquecer qualquer bem material e fazer o que Deus nos pediu. Por este motivo, apercebemo-nos do quão difícil é para nós sermos verdadeiros missionários e partir para uma lugar distante para ajudar os que mais precisam, sendo que nem sempre o resultado do nosso trabalho é o mais importante, pois o que conta é que o nosso esforço está direccionado para ajudar o próximo.
     Terminámos a nossa reunião com uma oração dirigida a todos os missionários espalhados pelo Mundo que abdicaram das suas vidas para seguir o chamamento que Deus lhes fez.

Lígia Rolo

Sem comentários:

Enviar um comentário