quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reunião de 30 de Setembro de 2011

      No dia 30 de Setembro de 2011, a noite foi ocupada com mais uma reunião do Grupo de Jovens, esta muito lotada e com muita gente nova neste ano!
       Assim sendo, foi uma excelente oportunidade para abordarmos o Carisma Scalabriniano, por uns mais ou menos conhecido, mas que nos une a todos nestas reuniões.
      Para começar fizemos uns pequenos jogos para “quebrar o gelo” e para nos conhecermos melhor. De seguida foram feitos vários pequenos grupos constituídos por novos membros ou antigos membros, desta forma seria possível comparar os conhecimentos e opiniões daqueles que já tinham tido reuniões sobre Carisma, e dos que nunca estiveram. Esta ideia foi bastante produtiva especialmente porque os novos elementos não ficaram nada aquém das expectativas!
      Foi distribuído um texto que abordava as razões e o começo da missão de Scalabrini, tendo também algumas perguntas acerca das três palavras-chave do grupo; Ver, Envolver-se e Agir. Estas pequenas palavras assim formam um grande plano de vida, no qual o Beato Scalabrini se destacou com a sua atenção e preocupação para com as dificuldades sofridas pelos migrantes e sobre as quais nós próprios nos debruçamos nessa noite, com vista a conceber uma relação com as nossas experiências pessoais e depois da partilha entre todos penso que a necessidade de darmos mais atenção e utilizarmos melhor o nosso tempo de forma a tentar ajudar à resolução dos problemas com que nos deparamos dia-a-dia·      
      Connosco tivemos também a presença do nosso amigo Hélder Ferreira e do seminarista Pablo Velasquez, que nos acompanhará na nossa caminhada este ano. Pudemos assim ouvir duas escolhas de vida diferentes, com experiência de Fé distintas, a do Hélder mais semelhante àquela que a maioria das pessoas segue, a de ter um emprego, uma casa, uma família, mas que apesar de tudo acabou por conseguir conciliar os seus objectivos pessoais com a sua vida de Igreja; e por outro a do Pablo, que tendo também uma vida dita “normal”, ouviu o chamamento de Deus para seguir a sua vocação de Padre após um problema de saúde, este testemunho foi especialmente significativo para mim, pois o Pablo é ele próprio um migrante vindo do México que apesar das dificuldades, e de ter de estar longe da sua família continua os seus estudos, espalhando a Palavra e ajudando jovens a alimentarem a sua Fé.
      Em suma, considero que foi uma reunião produtiva, pois para além da abrir os nossos horizontes para a questão dos migrantes, também descobrimos um pouco da vida e obra do Beato Scalabrini, que tanto nos inspira. E foi neste clima de entrega que terminámos a nossa reunião com uma tão importante e sempre presente oração.

Ana Simão

Sem comentários:

Enviar um comentário