segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reunião de 18 de Janeiro de 2013



      Esta reunião foi sobre o tema das migrações portuguesas com um convidado muito especial da congregação Scalabriniana, o padre Rui, ex responsável da Obra Católica Portuguesa das Migrações durante 6 anos em Portugal.
       Com o apoio dele, o grupo fez uma viagem ao passado e foi relembrando as modificações migrantes que foram ocorrendo até aos nossos dias. Constatou-se que, realmente, os portugueses sempre foram um povo de emigrantes, que partiram sempre à procura de condições melhores que as existentes em Portugal e que apesar de se ter tornado uma moda actual falar da enorme emigração devido à crise, que quase nada mudou para o que antes acontecia, apesar de agora se ter tornado mais evidente essa retirada. Com base na sua experiência, o padre Rui fez nos ver a quantidade de portugueses e luso descendentes que estão noutros países, chegando a ser muitos mais do que os existentes em Portugal.
       Falámos também dos problemas da imigração, tanto no nosso país como nos outros. Sim porque apesar de muitos de nós darmos por garantida a nossa liberdade e direito a uma vida melhor, muitas são as pessoas que tentam abandonar o país em busca desta nossa garantia, mesmo acabando muitos deles por dar a vida por isso ou mesmo perdendo muita da sua dignidade pela esperança dum dia ter e poder dar uma vida melhor às pessoas que amam.

Mário Caixeirinho

Sem comentários:

Enviar um comentário