quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reunião de 25 de Janeiro de 2013


      No passado dia 25 de Janeiro de 2013, o nosso grupo foi convidado para a animação da reunião do Youcat no Café Cristão. No dia em que se celebra a Conversão de São Paulo foi o Padre Luís Ferreira que orientou este encontro.
      Antes de se passar à reflexão do youcat, o Padre Luís aproveitou que se tratava do dia da Conversão de São Paulo para falar um pouco sobre as celebrações deste dia e da grande história de conversão que São Paulo viveu e que deve ser um exemplo para todos nós.


      Em continuidade às reuniões anteriores em que se tem vindo a trabalhar o “Credo”, desta vez terminámos o capítulo “Creio em Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus”. Assim, meditámos sobre várias questões colocadas a este respeito: “Como realizava Jesus milagres?”, “Porque razão Jesus chamou os Apóstolos?”. No entanto, destacaria os momentos em que se falou sobre a Paixão, pois é algo muito importante na vida de um Cristão e motivo de toda a nossa atenção.
      Jesus escolheu a Páscoa judaica para a Sua morte e ressurreição para mostrar que tal como o povo de Israel foi libertado da escravidão do Egipto, também Ele nos libertaria da escravidão do pecado e do poder da morte. Deus deu-nos o Seu Filho para que alcançássemos a salvação, pois como dizia a Santa Rosa de Lima “Além da cruz, não existe outra escada para subir ao Céu”.


       Não nos esqueçamos de que Jesus apesar de ser Filho de Deus, também era homem e por isso também ele sofreu e sentiu medo pelo que lhe iria acontecer. A Paixão é o verdadeiro sofrimento de Cristo e a cruz representa esse sofrimento e a nossa salvação através dele “(…)nós cristãos, só não nos afundamos nas tempestades do mundo porque somos levados pelo madeiro da cruz.” – Santo Agostinho.
        Só se é um verdadeiro cristão se acreditarmos na ressurreição, até os discípulos tiveram dúvidas mas viram-No e falaram com Ele após a sua morte e assim chegaram à fé, a fé que nós ainda hoje professamos. “O acontecimento da morte e ressurreição de Cristo é o coração do Cristianismo, o ponto central e fundamental da nossa fé (…)”, por Bento XVI.
        Concluímos com algumas questões relacionadas com o fim do mundo e o julgamento do mundo inteiro, pois percebemos que a morte não é o fim e que em Cristo ela não tem poder sobre nós.
        “Morrer-se-á de pavor, na expectativa do que vai suceder ao Universo, pois as forças celestes serão abaladas […] Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.” (Lc 21, 26.28)

Lígia Rolo

Sem comentários:

Enviar um comentário