sábado, 6 de novembro de 2010

Reunião de 29 de Outubro de 2010


      A reunião do dia 29 de Outubro foi uma reunião de igreja, e debruçou-se sobre os evangelhos, e foi preparada pela Lígia e pelo Sérgio.
      Primeiramente dividimo-nos em 5 grupos, um dos grupos ficou com o Novo Testamento em geral, e os restantes ficaram cada um com um evangelista.
      O primeiro grupo, chegou à conclusão que a palavra Evangelho significa Boa Nova. Os Evangelhos nasceram da memória viva das comunidades que iam ouvindo e colocando por escrito algumas coisas, estes são 4 (S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João). Os três primeiros evangelhos são chamados de Sinópticos porque apresentam muitas semelhanças, quando colocados lado a lado.
      No que diz respeito ao segundo grupo, concluiu que o evangelho de S. Mateus aparece como evangelho do Reino. São Mateus apresenta Jesus como Deus - Homem e escreve o evangelho eclesial porque dá muita importância aos apóstolos, tem Pedro sempre em 1º na lista dos apóstolos. Este evangelho termina dando-nos a conhecer que Jesus está vivo, presente e actuante em nós e na comunidade.
      Em relação ao terceiro grupo, concluiu que o evangelho de S. Marcos é o mais pequeno. Põe em maior relevo a humanidade de Jesus, não é muito preciso, não se preocupando deste modo com datas, lugares, etc. Preocupa-se mais em descrever quem foi Jesus e as emoções deste, descreve-o como uma pessoa igual a todos nós. Jesus é intitulado “filho do Homem”, uma forma de manter a sua existência misteriosa.
      O quarto grupo debruçou-se sobre o evangelho de S. Lucas, o qual foi escrito para os pagãos convertidos e focou-se em grande parte na infância de Jesus. Relata-nos a Anunciação do Anjo Gabriel, o Nascimento de Jesus e a Apresentação no Templo e também descreve a visitação feita a Sta. Isabel com o anúncio do nascimento de S. João Baptista. Neste evangelho, o Espírito Santo é o protagonista, estando presente em todos os momentos da vida de Jesus. O mesmo age também nos discípulos, nos apóstolos e em João Baptista. O evangelho de S. Lucas apresenta a universalidade da salvação. Outro tema importante neste evangelho é o da oração. Lucas foca também a oração presente na vida de Jesus. E deixou-nos alguns exemplos de orações: Magnificat, Benedictus, Glória, Pai Nosso, Nunc Dimitis. Lucas é o evangelista dos pobres e marginalizados da época.
      Por fim, o último e quinto grupo, falou do evangelho de S. João que é o último, este apresenta-nos Jesus como Amigo Divino, atribuindo-lhe também nomes como Bom Pastor, Rei, entre outros. Os binómios mais comuns deste evangelho são: vida - morte, amor - ódio, luz - trevas, escravidão - liberdade. Este evangelho apresenta algumas dificuldades, pois a linguagem é muitas vezes simbólica, como é o caso: " Quando Jesus diz que é necessário nascer de novo, não se trata de voltar ao seio da mãe, mas de renascer pela água e pelo Espírito”  (cf. 3,3).

Teresa Carrilho

Sem comentários:

Enviar um comentário