segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Reunião de 5 de Novembro de 2010


      Esta reunião preparada pela Maria Inês e apoiada pela Lígia e pelo Sérgio, começou num ambiente muito bem preparado com velas e um tapete vermelho onde o grupo se sentou em roda lendo as orações Magnificat e Benedictus, orações do evangelho de São Lucas como referido na última reunião. De seguida procedeu-se a um momento de reflexão e interiorização do que foi lido, partilhando as mesmas reflexões em grupo.
Aqui ficam algumas das reflexões do grupo:
      Dita por Maria, daí também ser conhecida como o cântico de Maria, pretende exaltar a grandeza de Deus por aquilo que ele é. Começando com a frase "A minha alma glorifica o Senhor" (Lc 1.46), este cântico pretende glorificar Deus, tirando daí o seu nome Magnificat, que traduzido do latim significa glorifica.
      Já adiante no cântico temos "Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva" (Lc 1.48), demonstrando que não é um cântico de superioridade, mas de claro reconhecimento de humildade.
      Por fim, refere "Sobre aqueles que o temem. / Manifestou o poder do seu braço / E dispersou os soberbos. / Derrubou os poderosos de seus tronos / E exaltou os humildes. / Aos famintos encheu de bens / E aos ricos despediu de mãos vazias." (Lc 1.50 - 1.53), focando a importância de reconhecer a bondade de Deus para connosco e para com os outros e que ele é misericordioso para com todos os fiéis e crentes.
      Também conhecido como o cântico de Zacarias, pretende louvar a Deus pelos seus actos na história, tanto no passado como no futuro.
Logo a primeira palavra dá-nos o nome do cântico "Bendito.." e é uma expressão normalmente associada a um acto de agradecimento por algo, neste caso pela bênção recebida por Deus. Tal como no Magnificat faz referência à misericórdia de Deus para com os justos.

Mário Caixeirinho

Sem comentários:

Enviar um comentário