sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Reunião de 20 de Janeiro de 2012

      No passado dia 20 de Janeiro de 2012, o nosso grupo esteve presente no Café Cristão em mais um encontro promovido pela nossa diocese para estudarmos em conjunto o YOUCAT.
      Nesta noite foi o Padre Miguel Alves da paróquia da Anunciada, em Setúbal, que conduziu esta reunião cujo tema era o “Pai Nosso”. O grande objectivo de trabalhar esta oração era fazer com que compreendêssemos o significado de cada palavra que dizemos ao rezar o “Pai Nosso”. Esta reunião revelou ser de extrema importância para nós, jovens cristãos, pois deu-nos a verdadeira percepção que não devemos rezar sem sentir e entender cada palavra que dizemos em oração.
      Em primeiro lugar, percebemos que o “Pai Nosso” também é conhecido como “a oração do Senhor” e que surgiu a partir do momento em que um dos discípulos pediu a Jesus que o ensinasse a rezar como ele fazia. Assim, a oração que Jesus lhe ensinou foi o “Pai Nosso”.
      Seguidamente, o Padre Miguel Alves mencionou que esta oração é composta por 7 pedidos ao Senhor, em que 3 referem-se a Deus e os últimos 4 são referentes às necessidades humanas. É ainda de salientar que o número 7 aparece inúmeras vezes na Bíblia com o significado da perfeição.
      O restante encontro foi dedicado à análise de cada frase do “Pai Nosso”. Gostaria só de destacar algumas frases desta oração. “O pão nosso de cada dia nos dai hoje” – muitas vezes pensamos apenas no pão como material, como o alimento que pela nossa boca nos tira a fome em cada refeição. O verdadeiro significado destas palavras tem que ver com o alimento espiritual que todos nós necessitamos, pois “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4; cf Dt 8,3).
      “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Quando pronunciamos esta frase devemos ter a consciência que só alcançamos o perdão misericordioso de Deus se também soubermos perdoar. Se tal não acontecer, o perdão que Deus tem para nos dar não chega ao nosso coração, pois nós somos dignos de o receber.
      Para terminar esta oração dizemos a palavra “Amen”. Esta é uma das palavras mais importantes nesta oração e que representa mais do que nós possamos pensar. “Amen” significa “Sim, assim seja”, ou seja, é o momento da nossa oração em que aceitamos e dizemos um SIM completo a tudo aquilo que dissemos anteriormente e pedimos para que todas as palavras que foram rezadas sejam cumpridas.
      Este encontro culminou rezando todos em conjunto a oração que o Senhor nos ensinou: 
Pai Nosso que estais nos Céus,
santificado seja o Vosso Nome,
venha a nós o Vosso Reino,
seja feita a Vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
Perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.
Amen.

Lígia Rolo

Sem comentários:

Enviar um comentário