domingo, 26 de agosto de 2012

Festa de despedida do Pablo - 6 de Junho de 2012


     Neste dia, véspera do dia de corpo de Deus, organizámos um jantar de despedida para o nosso querido seminarista Pablo, pois partiu dia 8 para o México para umas merecidas férias junto da sua família.
     Antes do jantar, houve missa, onde no fim o Pablo fez um discurso da sua passagem pela Amora.


     Ao chegarmos ao seminário para o jantar, já estava mesa posta e já havia sardinhas e bifanas na brasa e muitas sobremesas no frigorífico que cada um trouxe. Foi uma autêntica festa onde juntámos a família scalabriniana da Amora, o grupo dos mais velhos, muitos deles nossos catequistas, o nosso grupo e também os pais desta gente e já alguns netos. O Pablo brindou-nos com uma das especialidades da sua terra – tacos - que o nosso grupo já tinha tido a oportunidade de provar. 



      Depois de jantar, houve um grande conjunto de mãos voluntárias para lavar, secar e arrumar a loiça, novos e mais velhos, juntos.


      A seguir, o nosso grupo montou o projector (o que foi um grande desafio), para mostrar uma montagem que fizemos com as fotos que tirámos ao longo deste ano com o Pablo e para recordar a maior parte dos momentos que vivemos com ele e que ele nos proporcionou. Mas as surpresas não ficaram por aqui. Entregámos fotos ao Pablo para ele poder levar sempre com ele, do grupo, com uma mensagem atrás. Depois, a Lígia fez também um discurso sobre a estadia do Pablo e o Pablo fez outro discurso também sobre o mesmo tema. Oferecemos-lhe uma t-shirt com o símbolo do nosso grupo.


       O grupo dos mais velhos, agora com o nome Jovens Leigos Scalabrinianos, ofereceu um envelope ao Pablo e fez também um discurso.
       E o Pablo fez também uma surpresa e chamou os representantes de cada grupo, a Lígia e a Nádia, entregando a cada uma, uma caixa em forma de pé, com o símbolo Scalabriniano na tampa e com um lacinho de cor diferente. Lá dentro estava o terço que cada grupo construiu com o Pablo, o nosso com bolinhas de árvores e o dos Jovens Leigos, feito de tijolinhos. Só mesmo o Pablo com a sua criatividade, consegue ter estas ideias.


       Depois foi a vez de o Padre Pedro fazer um discurso, seguiu-se o Padre Pio e depois foi o Padre Pio que fez uma oração. Cantámos todos a bênção para o Pablo.


       E a noite já ia longa e havia bebés para irem dormir. O nosso grupo tirou uma foto de grupo com o Pablo e entregámos-lhe um livrinho com uma capa cheia de fotos dele, onde cada elemento do grupo escreveu um texto para o Pablo. 



        Esperemos que corra tudo bem e que em breve tenhamos um novo Padre, e que ele possa vir para a nossa Paróquia. Obrigada Senhor, pela oportunidade que tivemos de conhecer um ser humano como o Pablo, com tanta criatividade, e que dá tudo dele para os outros. Aprendemos muitas coisas com ele e foi um grande amparo para o grupo, até porque tivemos um período sem a nossa “guia” Lígia e o Pablo foi uma grande ajuda e foi incansável.

Mª Inês Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário