domingo, 26 de agosto de 2012

Reunião de 29 de Junho de 2012


      No passado dia 29 de Junho de 2012, a Maria José Calqueiro foi a nossa convidada especial que nos veio falar sobre o Apocalipse.
      Primeiramente dialogámos sobre os nossos conhecimentos do Apocalipse. Sabíamos à partida que este era último livro da Bíblia, escrito por João e que nos revela o fim do mundo. Este foi o mote para explorarmos o livro do Apocalipse.


       A palavra “Apocalipse” significa “Revelação”; revelação dos caminhos de Deus sobre a vida futura para consolo dos justos e dando a certeza de uma vitória final. Na altura em que este livro foi escrito vivia-se os “fins dos tempos” e alguns acontecimentos como a decadência do Império Romano e as guerras da Palestina, contribuíram para o desenvolvimento deste livro.
        O Apocalipse é caracterizado por imagens grandiosas e simbólicas constituídas por elementos da natureza, apresentadas como visões e explicadas por um anjo. Alguns símbolos podem referir-se a pessoas, animais, números e cores, deixando espaço para a criatividade e inteligência do leitor. As visões simbólicas pertencem ao mundo espiritual daí se projectarem no céu.


         Neste livro existem duas forças antagónicas em luta permanente: o Dragão e o Cordeiro. O Dragão é a personificação do Império Romano e o Cordeiro refere-se a Cristo que vence todo o Mal.
        João utilizou diversas vezes o número sete: sete igrejas, sete selos, sete trombetas, sete sinais, sete taças. Este número simboliza a perfeição/plenitude daí ser referido tantas vezes no livro da revelação.
        O Apocalipse apresenta Cristo como “o Senhor dos senhores e Rei dos reis”, aquele que tem um “nome que ninguém conhece”.


        No meio desta História, a Igreja aparece como espaço litúrgico onde o Cordeiro tem presença permanente, fazendo da comunidade “o céu” na terra.
        O Apocalipse não “fecha” a Bíblia mas abre um caminho de esperança sem fim: “Vem Senhor Jesus” (22:20).

        22:21 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amén.”

Lígia Rolo

Sem comentários:

Enviar um comentário