sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Visita ao Museu de Arte Antiga - 17 de Outubro de 2009



No passado dia 17 de Outubro de 2009 (Sábado), o JOSV e o Grupo de Jovens Scalabrinianos reuniram-se para mais um passeio em busca de conhecimento.

Desta vez fomos visitar uma exposição sobre a presença dos portugueses no mundo denominada “Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII” no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) em Lisboa.




Esta experiência foi muito enriquecedora para a nossa cultura, pois permitiu alargar os nossos conhecimentos sobre os descobrimentos e levou-nos a perceber de que forma os portugueses influenciaram diversas regiões e culturas no Mundo.
     Partimos as 9h45 da manhã da Igreja J.B. Scalabrini rumo a Lisboa.

A primeira paragem foi em Belém para nos deliciarmos com os nossos famosos pastéis de Belém ao pequeno-almoço.




Eram 11h da manhã quando chegamos ao Museu e nos encaminharam para o jardim que se encontra na parte interior do MNAA para aguardarmos pela nossa guia, a Dra. Adelaide.

Para representar o inicio desta exposição, à entrada, encontrava-se exposto um padrão (usado para marcar o território pertencente aos portugueses durante os descobrimentos) que foi trazido no século XIX. Apenas há registo de mais um destes padrões em Jacarta, na Indonésia.

Passados poucos minutos iniciamos a nossa visita à exposição que se encontrava organizada por regiões. Primeiramente tínhamos o núcleo da Europa que se dividia em 3 partes. A primeira era de instrumentos e cartografia; seguidamente, uma representação de Lisboa; e por ultimo, encontravam-se diversos objectos e/ou produtos trazidos pelos portugueses das diversas terras pelas quais passavam. Depois da Europa seguiu-se África, Índia e Ceilão, Japão, China e por fim, o Brasil.

Esta visita guiada terminou ao fim de 2h de conhecimento e de descoberta dos feitos dos portugueses no Mundo.





Este nosso passeio terminou na margem sul do Rio Tejo para um almoço onde todos pudemos conviver e conversar sobre mais uma actividade destes dois grupos scalabrinianos que se revelou mais um sucesso.

Lígia Rolo
 

1 comentário:

  1. Acho que das melhores coisas que os Portugueses podem fazer para aumentar o fervor nacional e o patriotismo é, sem sombra de dúvidas, descobrir o nosso passado. Antigamente, durante os Descobrimentos, fomos os grandes tubarões da Europa e, com certeza, do Mundo. Éramos uns campeões e, sinceramente, senti um gozo e orgulho enormes à medida que ia descobrindo a brilhante e vitoriosa História que os Portugueses foram criando a cada ano que passava. Por isso, nada como viver essa história através de imagens, estátuas e de palavras, para percebermos de que somos capazes de muito. Infelizmente, é difícil de acreditar, actualmente, que "este" Portugal descendeu "daquele" dos Descobrimentos, onde nada nos parava. O que aconteceu entretanto, para que passássemos dos melhores do mundo, para quase os piores?
    O grande acontecimento foi o aparecimento da Democracia. Não quero, com isto, dizer que a Democracia é algo mau, mas é bastante curioso, não?
    Espero que se tenham divertido, porque sei que aumentar o ego nacional é smpre bom ;)
    Até porque os pastéis de belém deixam qualquer um a salivar só de pensar neles, não é? :D Agora até me apetecer comer 4 ou 5 de enfiada!

    Bjinhos grandes, Lígia!

    Bruno Franco

    ResponderEliminar