quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Encontro Vicarial - 9 de Outubro de 2011

     No passado domingo, dia 9 de Outubro, decorreu na paróquia do Miratejo, o encontro vicarial que marca o inicio das actividades deste novo ano pastoral. O objectivo foi reunir os jovens de toda a vigararia do Seixal, para alguns momentos de convívio, de reflexão e de trabalho principalmente relacionados com a carta pastoral que o nosso Bispo D. Gilberto escreveu sobre a peregrinação diocesana a Fátima marcada para o próximo fim-de-semana de 22 e 23 de Outubro.


      Acorreram a este encontro jovens de todas as paróquias acompanhados alguns deles com adolescente da catequese (principalmente do 10ª volume).
      A tarde começou com o almoço partilhado, onde tivemos a oportunidade de conviver e de falar com outros jovens.


     Depois de terminado o almoço, foi momento de reflectir, neste caso com a ajuda do padre Marco Belchior, que sempre por base a carta pastoral do nosso Bispo, falou um pouco de como Jesus nos chama e ao mesmo tempo nos envia e de como nesse envio temos a presença sempre constante de Maria, a quem vamos ao encontro na peregrinação.


      A seguir a esta mini-catequese foram apresentados os membros do EVIPAJIL para este novo ano, sendo que logo depois fomos divididos em grupos, com o objectivo de reflectirmos sobre a tal carta pastoral do nosso Bispo e de a apresentarmos de forma lúdica aos outros. Esta apresentação contou com vários momentos de teatro e de música, de onde até surgiu um hino para a peregrinação.


      Quando todos os grupos apresentaram o seu trabalho foi tempo de ver a actuação de um grupo de dança africana da paróquia que nos recebia (Miratejo), seguido de mais um momento de convívio com um lanche colectivo.


      Para finalizar a tarde dirigimo-nos para a igreja onde rezámos as vésperas e foi celebrada a Eucaristia.

André Simão

Sem comentários:

Enviar um comentário