quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reunião de 21 de Outubro de 2011

      Dia 21 de Outubro de 2011, tivemos um convidado especial para a nossa reunião: ninguém melhor que o nosso próprio padre (padre Pedro), para esclarecer algumas dúvidas e explicar um pouco mais sobre a vida de Scalabrini (e assim o fez!).
      O padre Pedro revelou-nos uma face de Scalabrini, que até então, era desconhecida para muitos de nós: O “Apóstolo do catecismo” (alcunha dada por Pio IX)
      Para além das suas preocupações com a migração, Scalabrini tinha um grande interesse num investimento da actividade pastoral, no campo da educação (e não simplesmente instrução, ou ensino) cristã, que envolvesse todas as idades.
      Assim, impulsionou a criação da catequese para adultos, fundou a primeira revista catequética italiana (e segunda, no mundo), publicou o livro “O catecismo católico” (considerado "a pérola perdida da catequese italiana").
      Organizou também, o primeiro Congresso Catequético Nacional, e mundial, com a proposta (entre outras) de um "catecismo único" para os italianos, especialmente para os migrantes (proposta, esta, muito apoiada por aquele que seria mais tarde Pio X, justamente o Papa do catecismo único).
      Sem dúvida que esta reunião foi bastante importante para o grupo, não só por ter tido a presença do nosso padre, mas também por ter-mos descoberto que, também no catecismo, Scalabrini teve um papel crucial.

“Todos precisam de se educar, e todos devem educar. É preciso educar e não apenas instruir as crianças. A catequese só alcança os seus objectivos, se conseguir renovar o homem e as estruturas sociais”
 João Baptista Scalabrini

Filipe Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário