sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reunião de 14 de Outubro de 2011

       Devo começar por salientar que neste dia tivemos a sala cheia de gente.
      Ao entrar na sala, saltou á vista de toda gente, os 3 ou 4 bancos com pilhas de caixas de DVD’s, as 6 ou 7 Bíblias e uma caixa de madeira enorme em cima da mesa: o tema era “a Bíblia”.
      A Bíblia é composta por 73 livros que estão divididos em Antigo Testamento (46 livros) e Novo Testamento (27 livros). Dentro destas, ainda há mais divisões:



      A caixa grande mais não era do que uma estante com 8 divisões (4+4), a Bíblia, onde tivemos que ir ordenando os DVD’s (os livros), sabendo apenas quantos livros tinha que levar cada divisão. Foi uma tarefa engraçada e executada por todos, e claro que erramos uns quantos.
      Fomos pondo pela ordem correcta cada uma das 8 divisões e falando um pouco sobre cada uma delas e os seus livros, á medida que íamos procurando e lendo aos pares algumas passagens. Procurar passagens não é só procurar o número da página, mas sim por livro, capítulo e versículo, este último são números que correspondem a uma frase ou a um número reduzido delas.
      A Sagrada Escritura, como também é chamada a Bíblia, foi escrita por vários autores, com diferentes géneros literários e em épocas diversas pois não foram escritas exactamente nos momentos que relatam. Ela também contem os 5 primeiros livros do Antigo Testamento que fazem parte do livro dos Judeus, a Torah, não sendo de estranhar, uma vez que os cristãos “descendem” deles e o que os separa é que nós acreditamos que Jesus é filho de Deus, o Messias, e eles não. Por isso, os Testamentos estão separados por um acontecimento que é a base de sermos Cristãos: o nascimento de Jesus Cristo, o Antigo antes e o Novo depois, deste.
      Foi um tema interessante e que será abordado novamente, pois deixamos uma lista de alguns assuntos que queremos ver esclarecidos dentro deste tema.

Mª Inês Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário