quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Reunião de 5 de Outubro de 2012



     No passado dia 5 de Outubro de 2012 tivemos mais uma oração em grupo. Como temos elementos novos no grupo, optamos por fazer uma lectio divina com uma breve explicação das etapas constituintes desta forma de oração.
     Lectio divina é a leitura orante da Bíblia que se divide em 4 momentos base: a leitura, a meditação, oração e contemplação.
     A passagem da Bíblia que escolhemos para este encontro foi o Evangelho do 27º Domingo do Tempo Comum (Mc 10, 2-16).


“Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?”
4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 
5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne.8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto.
11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E, se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. 
13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam.
14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças.
Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 
16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.”


      Após fazermos um momento de silêncio para realizar da melhor forma a lectio divina, partilhámos em grupo o que sentimos com esta leitura, qual a frase que mais nos marcou e que pensamentos nos dá esta leitura.
      Tendo em conta, o conteúdo desta leitura, foi inevitável dar uma abordagem à questão do matrimónio e o divórcio.
      Terminámos o nosso encontro com uma rica partilha e a nossa habitual oração final.

Lígia Rolo

Sem comentários:

Enviar um comentário