sábado, 20 de outubro de 2012

Reunião de 28 de Setembro de 2012



      No passado dia 28 de Setembro tivemos uma reunião de debate cujo tema o que eram os Sacramentos.
      Primeiro falamos um pouco do que são Sacramentos. Os sacramentos são sinais sagrados, instituídos por Cristo que exprimem a nossa fé e que fazem parte da nossa caminhada para a vida eterna. Estes são divididos em três categorias:

  •   Sacramentos de iniciação: Baptismo, Confirmação e Eucaristia;

  •  Sacramentos de cura: Reconciliação e Unção dos Enfermos;

  • Sacramentos de serviço: Ordem e Matrimónio.

       Depois dividimo-nos em pares para reflectirmos sobre um dos Sacramentos e no fim deu-se a partilha das conclusões de cada duo. 


       O Baptismo é o primeiro sacramento, é considerado a entrada para a Igreja pois ao ser baptizados somos libertados de todo o pecado começando como que uma nova vida.
        A Reconciliação é a chamada confissão, em que confessamos os nossos pecados para que possamos ser perdoados por Jesus Cristo que é representado pelo Padre ou outro membro da Igreja com esse poder.
        A Eucaristia é o sacramento em que Jesus entrega o seu Corpo e Sangue para que nós lhe entreguemos o nosso Amor e nos unamos a Ele.


        A Confirmação ou Crisma é o sacramento em que se completa o Baptismo, é o sinal em como assumimos a nossa fé como adultos e torna-nos um membro responsável na Igreja Católica. É um sacramento que exige uma grande preparação e ao contrário do Baptismo, que geralmente é pedido pelos pais, é de responsabilidade do próprio.
        A Ordem é o sacramento que dá seguimento a missão que Cristo confiou aos apóstolos na Igreja. Ao ser ordenado recebe o dom do Espírito Santo concedido por Cristo através do Bispo sendo-lhe atribuída autoridade sagrada. Ao ser ordenado o sacerdote é escolhido para continuar a obra de Cristo na terra.
        O Matrimónio é uma promessa feita diante de Deus e da Igreja por um homem e uma mulher em que ambos consentem a passar a o resto da sua vida unidos e se comprometem a gerar descendência.


         A Unção dos Enfermos é um sacramento associado aos doentes porque só é ministrado em casos de doença grave ou em situações especiais com morte provável em que se prepara o Enfermo para Cristo, perdoando-lhe os seus pecados e concedendo-lhe paz e força para a sua situação.

Débora Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário