domingo, 6 de outubro de 2013

Reunião de 3 de Maio de 2013

      Nesta sexta-feira tivemos mais uma reunião de oração que como tem sido hábito nos últimos meses tem sido preparada pelos elementos do nosso grupo tendo como inspiração a vida e o carisma de um santo. Neste caso a reunião foi preparada pela Ana Simão e tratou do recentemente santificado São Nuno de Santa Maria.
       A reunião começou de forma diferente, iniciando mesmo fora da igreja. Todos os que participaram na reunião foram vendados e acompanhados até á sala do grupo, num exercício que pretendia que tomássemos consciência da necessidade e da dificuldade que temos em confiar cegamente em Deus. Quando chegávamos á sala do grupo a pessoa que nos tinha conduzido dizia-nos a seguinte frase para reflexão: “Serás capaz de deixaras amarras que te fixam?”


       Depois de apresentados alguns dados biográficos sobre este santo português focámo-nos mais na sua capacidade de desprendimento e de confiança em Deus para depois de dono de um terço de Portugal deixar tudo para vestir o hábito de monge. Para fizemos outro exercício inovador que foi deitarmo-nos no chão ficando de olhos fechados e á vontade, de forma a direccionar a nossa atenção para a audição onde para além de frases e perguntas para reflectir ouvíamos músicas onde a letra tinha uma mensagem importante.
        Por fim canalizámos mentalmente as amarras e os medos que tínhamos descoberto em nós num objecto. Escrevemos num papel e outra pessoa teve de encontrar um objecto que revertesse todo o mal que representava o objecto pensado.


         Foi uma reunião diferente e interessante que mostra que podemos sempre inovar nas dinâmicas de forma a reflectir de forma mais profunda.


André Simão

Sem comentários:

Enviar um comentário