sábado, 14 de maio de 2011

5ª catequese JMJ - 20 de Março de 2011

      A 5ª catequese das JMJ que se realizou dia 20 de Março, tinha como objectivo mostrar a existência pessoal como resposta a um chamamento de Deus: a vida de filhos de Deus no seguimento de Jesus, participando da sua missão; e meditar as passagens do Evangelho que ajudam a discernir os sinais do chamamento de Deus e convidam a responder com prontidão e alegria.
      Fazendo um pequeno resumo do que falamos, começamos por referir que “o inconformismo, a radicalidade, a procura de autenticidade, são sentimentos que podem dinamizar o processo de crescimento e maturação.
      Na origem da nossa vida há um chamamento; viver é responder. Criados à imagem de Deus, chamados a ser seus filhos, encontramos no seu Filho Jesus o esclarecimento do nosso destino.
O chamamento de Jesus mantém vivo o chamamento à existência e, ao mesmo tempo, concretiza-o. Responde às nossas perguntas e, ao mesmo tempo, abre-nos a novas metas.
      Jesus torna os seus discípulos participantes da missão que o Pai lhe tinha confiado. O chamamento de Jesus é sempre para dar a vida: seja no sacerdócio ministerial, na vida de especial consagração ou na família cristã.
       A resposta é livre, como livre é a iniciativa divina. A resposta positiva leva a abrir-nos a metas sempre novas, sempre mais altas.”
       Uma das coisas que me ficou mais na memória foi um exemplo que o padre falou, sobre a sua experiência. É uma actividade na qual os jovens tocam as campainhas das pessoas e pedem um pouco do seu tempo para falar sobre a sua fé e tentar puxar as pessoas de volta para a igreja.

       Mais informações sobre a catequese, aconselho a consultar o link:

Raquel Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário