quarta-feira, 4 de maio de 2011

Retiro de Quaresma - 19 de Março de 2011

      O nosso retiro de Quaresma realizou-se no Seminário Scalabrini e contou com a presença especial do Frei Fernando Ventura, a quem agradecemos mais uma vez, pois foi quem preparou e orientou este retiro para nós.


      Estava dividido em 3 partes: “O caminho pascal judaico”, a Ceia Pascal e “O caminho pascal cristão”; e como não podia deixar de ser, com orações e muitos cânticos.


      A Páscoa, que em hebraico se diz Pêssach, significa “passagem”. Para os Judeus simboliza a passagem do Egipto para a Terra prometida. Para nós cristãos, o nome manteve-se e parte da tradição da festa judaica também, pois o nosso mistério da fé começou na ceia pascal dos judeus, e para nos é a passagem da Morte á vida.


      Na Ceia Pascal Judaica, existiam 5 cálices sobre a mesa, porem o quinto nunca era usado, pois era o “copo de Eliahu Hanavi” que simboliza a inquebrável fé judaica na vinda do Mashiach (Messias), a qual será anunciada pelo profeta Elias. Foi nesse cálice que Jesus pegou no fim da ceia e disse: “Este cálice é a nova Aliança no meu sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.” 


      Neste retiro participámos na Ceia Pascal, em que assámos um borrego e vivemos o mistério da fé, que assumiu um simbolismo ainda maior, pois por mero acaso na hora de vivermos a Eucaristia, éramos 13 a mesa, tal como na Ultima Ceia. Foi diferente e muito marcante, penso que das próximas vezes que formos à missa nos vamos lembrar desta ceia e a comunhão vai assumir um significado ainda maior.



Há palavras proferidas pelo Frei, que gostaria de citar:
  •  “Para se ser missionário primeiro à que não ter vergonha de assumir que somos cristãos. Devia ser natural falar de Deus, é o que mais temos de Natural.”
  • “Deus não é uma moda, Deus só fala a língua do amor.”

Maria Inês Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário