domingo, 22 de maio de 2011

6ª catequese JMJ - 17 de Abril de 2011

      No passado dia 17 de Abril, o nosso grupo de jovens marcou presença na Quinta do Álamo para a 6ª catequese das JMJ. O tema desta catequese é “JMJ e a amizade”.
      Esta catequese teve como um dos objectivos reflectir sobre a diferença entre conhecidos, amigos e aqueles que são realmente nossos amigos. Os amigos verdadeiros são aqueles que nos acompanham em todos os momentos e que na adversidade não nos abandonam. Para além disso, sendo nós um grupo católico, os nossos amigos verdadeiros são aqueles que compreendem o facto de sermos cristãos, de nos fazer sentido ir à missa e que não criticam a nossa fé e não nos excluem por acreditarmos em Deus.
      A questão da amizade também aparece na Bíblia. Como tal, foi lida uma passagem do Antigo Testamento, do livro de Rute (Rt 1, 14-17). Esta passagem conta-nos a história de Rute que se casou com alguém que não era do seu povo e, quando a sogra precisou de alguém a seu lado, Rute foi a única que permaneceu com ela. Esta atitude mostra-nos que a diferença, seja ela racial, de idades, não deve ser impedimento para que se forme uma verdadeira amizade.
      As JMJ estão muito ligadas a este tema, pois reúne jovens de várias idades, nacionalidades e culturas, mas todos se encontram nas JMJ pelo mesmo motivo e para vivermos este momento verdadeiramente, devemos vivê-lo em amizade, quebrando todas as barreiras com a nossa fé em Deus.

Lígia Rolo

Sem comentários:

Enviar um comentário