segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reunião de 4 de Maio de 2012


     Nesta sexta, ao entrarmos na sala, foi-nos pedido para se sentarem rapazes de um lado e raparigas do outro. Algo muito estranho se iria passar...
      Ao olharmos para o quadro vimos que haviam duas imagens: uma era um desenho de um rapaz e a outra era um desenho de uma rapariga, estando ambos vestidos.
      Então começámos a perceber o que se iria passar e o Pablo explicou que o tema da reunião seria o namoro cristão.
      Este é um tema que traz sempre algum tabu, porém o Pablo pôs-nos à vontade e disse que podíamos perguntar tudo o que quiséssemos e que não era preciso termos vergonha. Começou por nos perguntar o que eram para nós o amor e o namorar. Surgiram algumas respostas, embora com alguma timidez, como se aquelas fossem perguntas para as quais as respostas eram óbvias.
      Depois, jogámos um jogo que consistia em fazer 5 perguntas à equipa adversária relacionadas com a sexualidade da equipa que perguntava, ou seja, a equipa feminina tinha que arranjar 5 perguntas sobre a sexualidade feminina para perguntar aos rapazes, sendo que havia um porta-voz de cada equipa que colocava a pergunta e escolhia qual o membro que teria que responder. Por cada resposta errada, o porta-voz da equipa da equipa que fez a pergunta tinha que ir tirar uma peça de roupa ao boneco adversário que estava no quadro. Para ajudar a responder a estas perguntas, foi dada a cada equipa um breve resumo do sistema reprodutor da equipa adversaria, por exemplo, à equipa masculina foi dada informação sobre o sistema reprodutor feminino.
      Foi um jogo interessante e divertido, porém as 5 perguntas não foram suficientes, porque ficámos empatados, então tiveram que se inventar mais 3 perguntas.
      Terminado o jogo, seguiu-se a leitura de dois textos distintos, relacionados com o namoro entre cristãos e um debate sobre os textos e o tema. Neste debate, as pessoas desinibiram-se um pouco mais, e as questões postas foram interessantes.
       A conclusão sobre este tema, é que primeiro temos que nos conhecer a nós próprios muito bem, para depois sabermos os nossos limites e para conseguirmos amar outra pessoa. Por outro lado, ambos têm que se respeitar e saber ser pacientes, encontrar momentos de oração a dois. Contudo, há que namorar, mas sem o ero, do erotismo, pois o namoro é um passo importante para que possa haver um casamento sólido.

Mª Inês Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário