domingo, 27 de maio de 2012

Via Sacra de Jesus migrante e refugiado - 30 de Março de 2012


      Na passada sexta-feira dia 30 de Março de 2012 o Grupo de Jovens Scalabriniano juntou-se a alguns dos membros dos Jovens Leigos Scalabrinianos para em conjunto fazer uma Via Sacra no exterior do Seminário Scalabriniano da Amora.
      Como estamos em pleno ano vocacional scalabriniano, o seminarista Pablo trouxe-nos a proposta de realizarmos uma Via Sacra de Jesus Migrante e Refugiado que juntasse a reflexão na Paixão de Jesus Cristo ao muito que os migrantes sofrem por este mundo fora. Numa Via Sacra acompanhamos o caminho percorrido por Jesus, através da Sua dor, sofrimento e por fim morte. No entanto tudo isto tem um objectivo e termina com a Sua ressurreição que nos dá a esperança de uma vida nova e diferente. Esta Via Sacra em particular é dirigida a todas as pessoas e comunidades que estão em migração ou são refugiados e àquelas que trabalham e ajudam os migrantes.


      Foi uma Via Sacra diferente que não se focou só nos últimos momentos de Jesus mas em toda a sua vida sempre fazendo um paralelo com o Jesus migrante. As estações desta nossa Via Sacra foram:

Primeira estação: Maria e José fogem para o Egipto com o Menino Jesus

E tendo eles se retirado, eis que o Anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e permanece lá até que eu te diga, porque Herodes está a procurar o menino para o matar. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe, de noite e foi para o Egipto. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo Profeta, que diz: “Do Egipto chamei o meu Filho”.
Mt 2:13-15


Objectos: Brinquedos (bonecas)

Segunda estação: Jesus é tentado pelo demónio no deserto

Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então lhe disse Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Mt 4,1-11


Objectos: Espinhos e pedras

Terceira estação: Jesus vai viver na Galileia

Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia; E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulão e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: Terra de Zabulão e  terra de Neftali…, junto ao caminho do mar, além do Jordão,  Galileia das nações…O povo, que estava sentado nas trevas, viu uma grande luz; e aos que estavam sentados na região e na sombra da morte, a luz resplandeceu.
Mt 4,12-16


Objectos: Mundo e quadro de Scalabrini

Quarta estação: Jesus é traído por Judas

Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, e disse: O que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe ofereceram trinta moedas de prata. E desde então buscava oportunidade para o entregar.
Mt 26,14-16


Objectos: Moedas

Quinta estação: Jesus reza no horto do Getsémani

Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsémani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu começaram a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
Mt 26, 36- 39


Objectos: Ramos

Sexta estação: Jesus é preso

E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
Mt 26,47- 50


Objectos: Machado e pau

Sétima estação: Jesus é interrogado pelos chefes dos sacerdotes

Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte; E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias. E, levantando-se o sumo-sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardava silêncio.
Mt 26,59-63


Objectos: Jornais e comando de televisão

Oitava estação: Jesus é condenado á morte

Ora, no dia da festa costumava soltar-lhes um preso qualquer que eles pedissem. E havia um chamado Barrabás, que, preso com outros amotinadores, tinha num motim cometido uma morte. E a multidão, dando gritos, começou a pedir que fizesse como sempre lhes tinha feito. E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que vos solte o Rei dos Judeus? Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado. Mas os principais dos sacerdotes incitaram a multidão para que fosse solto antes Barrabás. E Pilatos, respondendo, lhes disse outra vez: Que quereis, pois, que faça daquele a quem chamais Rei dos Judeus? E eles tornaram a clamar: Crucifica-o. Mas Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais: Crucifica-o. Então Pilatos querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado.
Mc 15,6-15


Objectos: Chaves

Nona estação: Jesus cai debaixo do peso da cruz

E seguia-a grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.
Lc 23, 27-28.32


Objectos: Cruz

Décima estação: Simão de Cirene ajuda Jesus a levar a cruz

E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, Cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.
Lc 23,26


Objectos: Cartaz vocacional scalabriniano

Décima primeira estação: Jesus é despojado de suas vestes

Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.
Jo 19,23-24


Objectos: Sapatos e vestes

Décima segunda estação: Jesus é crucificado entre os malfeitores

E era a hora terceira, quando o crucificaram. E por cima dele estava escrita a sua acusação: O REI DOS JUDEUS. E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda.
Mc 15,25-27


Objectos: Martelo, pregos e vara

Décima terceira estação: As mulheres ao pé da cruz

E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
Jo 19,25-27


Objectos: Imagem de Nossa Senhora

Décima quarta estação: Jesus morre na cruz

E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona. E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Este chama por Elias, E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber. Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
Mt 27,45-50


Objectos: Imagem de Jesus crucificado

Décima quinta estação: Jesus Ressuscitado acompanha os seus discípulos

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléofas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam connosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica connosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Lc 24:13-32

 
Objectos: Pão e Bíblia

André Simão

Sem comentários:

Enviar um comentário